Justiça permite aumento de velocidade nas Marginais em SP

FOTO: Marcio Fernandes/AE

A Justiça derrubou nesta terça-feira (24) a liminar que impedia o aumento das velocidades das marginais Pinheiros e Tietê, na capital paulista. Com isso, poderá valer a partir de amanhã a mudança de velocidade anunciada pelo prefeito João Doria desde a campanha eleitoral.

A mudança havia sido anunciada por Doria para ocorrer nesta quarta-feira, aniversário de São Paulo. No último dia 20, a Justiça concedeu liminar barrando a alteração das velocidades. Nesta segunda, a Prefeitura entrou com recurso contra a liminar.

A velocidade nas marginais será aumentada para 90 km/h, 70 km/h e 60 km/h no próximo dia 25 nas pistas expressa, central e local, respectivamente. Novas placas começaram a ser instaladas nas vias na semana passada. O programa levou o nome de “Marginal Segura”.

A medida havia sido barrada pela Justiça após ação civil pública protocolada pela pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo). A entidade havia solicitado:

  • A suspensão da mudança;
  • A apresentação de estudos técnicos que justifiquem a revisão dos limites máximos de velocidade;
  • Que o Programa “Marginal Segura” seja submetido à efetiva apreciação e discussão no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, com tempo hábil para respostas e apresentação dos dados técnicos;
  • E que sejam realizadas audiências públicas sobre o tema.

    Fonte: G1

email